Curso Soldador SENAI 2024: Cursos Gratuitos SENAI

O Curso de Soldador do SENAI em 2024 é uma excelente oportunidade para conseguir se profissionalizar ainda mais dentro do mercado de trabalho. Pensando nisso, os estudantes que já trabalham nessa área, podem aumentar os seus conhecimentos se inscrevendo no Cursos Soldador SENAI.

Advertisement
Curso Soldador SENAI

Cursos de Soldador TIG

Grade Curricular Soldador SENAI

A grade curricular pensada para o curso de Soldador SENAI é focada em compreender os fundamentos técnicos e científicos dos processos de soldagem, entendendo como acontecem os procedimentos técnicos e a norma de saúde e de segurança do trabalho.

Com isso a ementa apresenta os seguintes tópicos:

  • Processo Eletrodo Revestido,
  • Processo Mig / Mag,
  • Processo TIG,
  • Processo oxigás,
  • Preparação de juntas,
  • Consumíveis,
  • Equipamentos de Soldagem,
  • Soldagem de aço baixo carbono e médio carbono,
  • Posições de soldagem (Conforme norma ASME),
  • Simbologia de soldagem conforme norma ABNT,
  • Defeitos de soldagem, suas causas e soluções,
  • Equipamentos de Segurança e Limpeza,
  • Metrologia (escala, trena e paquímetro),
  • Leitura e Interpretação de desenho técnico mecânico.

Para inscrever-se, navegue até a página das inscrições SENAI 2024, e siga os passos.

Quando tempo dura o curso de Soldador SENAI?

O tempo que dura o curso de Soldador de SENAI é de 1200 horas, para o curso técnico em Soldagem. Porém o SENAI oferta cursos rápido, como o de Solda MIG-MAG, este curso é de 40 horas, como também o curso de Soldagem de Manutenção, que tem duração de 60 horas.

Curso Soldador SENAI Preço

Advertisement

Para aqueles que tem interesse em ingressar como profissionais da solda, soldadores ou ainda por profissionais ligados a manutenção e a produção, precisam passar por alguns pré-requisitos , sendo que não existe nenhum pré-requisito obrigatório, mas é preciso ter uma escolaridade mínima de ensino fundamental e para cursar é preciso ser maior de 14 anos.

Porém, como o investimento pode variar de unidade por unidade, vale a pena que as pessoas que queiram ingressar nesse curso, entre em contato com a central de relacionamento da sua localidade ou pelo telefone disponibilizado, ou ainda se dirigindo pessoalmente até a unidade SENAI.

Curso Soldador SENAI

Cursos de Soldador MIG

Solda SENAI PDF

Ao ingressar no curso de Soldador SENAI, os estudantes receberão a apostila “Solda SENAI PDF”. Esta servirá para acompanhar o curso e também como material de estudo para que o aluno não perca nada e se mantenha sempre atualizado conforme o curso for passando pelos seus tópicos.

O que você aprende no curso de Soldador SENAI?

Advertisement

No curso de Soldador do SENAI, você vai aprender:

  1. Preparar os materiais: Antes de soldar, um soldador deve preparar as peças que serão unidas, cortando, lixando, limpeza e ajustando os materiais para garantir que eles estejam prontos para serem unidos.
  2. Selecionar o material para o processo de soldagem: Um soldador deve ter conhecimento sobre diferentes tipos de materiais e processos de soldagem, para escolher a melhor opção para cada trabalho.
  3. Operar equipamentos de soldagem: Um soldador é responsável por operar as máquinas e ferramentas de soldagem, incluindo tochas de soldagem, máquinas de soldagem a arco, equipamentos de corte, lixadeiras, entre outros.
  4. Soldar: A principal função do soldador é unir as peças usando o processo de soldagem adequado. Isso pode incluir soldagem a arco, soldagem a gás, soldagem a laser, entre outros.
  5. Verificar a qualidade da solda: Depois de concluir a soldagem, um soldador deve verificar a qualidade do trabalho, utilizando técnicas de inspeção visual ou testes não destrutivos.
  6. Reparar e realizar a manutenção de equipamentos: Um soldador também deve ser capaz de realizar manutenção preventiva e reparos em equipamentos de soldagem, para garantir que eles funcionem corretamente e possam ser usados ​​com segurança.
  7. Ler desenhos técnicos: Um soldador deve ser capaz de interpretar desenhos técnicos e planos de trabalho, para entender o que precisa ser feito e como fazê-lo com precisão.
  8. Cuidar da Segurança: Por fim, um soldador deve trabalhar com segurança, utilizando equipamentos de proteção adequados e seguindo as normas e procedimentos de segurança do trabalho.

Curso de Soldador SENAI Gratuito 2022

Quando o aluno se dirigir ao portal do SENAI, ele poderá ficar a par dos valores e se existe a possibilidade de oferta de vagas gratuitas e quais são as facilidades que podem ser possíveis durante o pagamento.

Curso Soldador SENAI

Cursos de Solda Eletrônica

Quando falamos do curso de forma gratuita, é preciso buscar na instituição se o curso que você pretende pleitear tem a disponibilidade de cursar de forma grátis. Para isso é preciso realizar a busca na sua região para entender quando e o que é preciso para cursar de forma gratuita.

É importante lembrar que todos os cursos que são ofertados pelo SENAI oferecem certificado na hora de sua conclusão.

Este e muitos outros cursos você confere acessando: Cursos Gratuitos SENAI 2024.

Como me inscrever no curso de Soldador SENAI

Advertisement

Para se inscrever no curso de Soldador SENAI é preciso se dirigir ao portal Mundo do Senai, e encontrar o curso que queira ingressar.

Basicamente, uma vez que o portal do Mundo do Senai for acessado é preciso ir em cursos e escolher o Curso de Soldador SENAI e, em seguida, clicar em se inscrever.

A documentação que precisa ser apresentada tem que ser apresentada antes do início das aulas e pode ser feito de duas formas:

  • Entrega de forma física na unidade mais próxima do SENAI, levando os seus documentos originais para que possam ser conferidos.
  • Enviar uma copia digitalizada dos documentos e entregar de forma digital para a unidade escolar. Nesse caso as imagens precisam estar nítidas e com a frente e verso do documento.

Certificado de Soldador SENAI

Assim como outros cursos do SENAI, ao finalizar o curso de Soldador do SENAI, você ganha um certificado válido em todo território nacional.

Curso de Solda TIG no SENAI

O SENAI oferece um curso de qualificação profissional de Solda TIG, preparando profissionais para dominar técnicas essenciais em um mercado em constante demanda. Com 168 horas de duração, o curso abrange tanto a teoria, incluindo desenho técnico e eletricidade, bem como a prática, ensinando os alunos a cortar, preparar e soldar com eficiência e segurança.

Você vai aprender no Curso:

  • Capacitação em soldagem TIG para diversas posições: plana, horizontal e vertical.
  • Ênfase na prática segura, seguindo normas de saúde e preservação ambiental.
  • Aprendizado voltado para equipamentos, máquinas e estruturas metálicas.

Candidatos devem ter, no mínimo, 18 anos e ter concluído a 6ª série/ano do Nível Fundamental.

Ao concluir, os alunos estarão aptos a garantir a qualidade do cordão de solda, usando a técnica TIG em diferentes cenários industriais e seguindo as melhores práticas do mercado.

Onde o soldador TIG pode trabalhar?

Ao terminar o curso de soldagem TIG do SENAI, se abre inúmeras oportunidades em diversos setores industriais. Esta técnica de soldagem, conhecida por sua precisão e versatilidade, é altamente valorizada e, como resultado, soldadores TIG são requisitados em várias indústrias. A seguir, onde um soldador TIG pode exercer sua profissão:

  • Construção Civil;
  • Manufatura;
  • Manutenção e Reparo;
  • Indústria Naval;
  • Indústria Aeroespacial;
  • Indústria de Energia;

Em resumo, a soldagem TIG é uma habilidade especializada que é altamente valorizada em várias indústrias. Seja em fábricas, oficinas de reparo, plataformas de energia ou no setor militar, a demanda por profissionais capacitados em solda TIG permanece alta. Portanto, ao se especializar nesta técnica, os soldadores podem esperar uma ampla gama de oportunidades de emprego bem remuneradas.

Advertisement

Advertisement

Avalie estas informações:

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

    1. Álvaro Batista
      • Cursos SENAI

    Adicione seu comentário